Sites Grátis no Comunidades.net Press Team Comunicação | Produção de Conteúdos Jornalísticos (Texto, Vídeo, Fotografia, Áudio e Multimédia)
Translate this Page
Enquete
Quantas vezes você já leu um Livro?
1 ou 2
5 ou 6
Leio muito
Nunca li um Livro
Pretendo Ler
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (434 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 


 

 

 

 


O Homem Que Deus Usa
O Homem Que Deus Usa

O HOMEM QUE DEUS USA

“Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!  Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.” At.9.10-12

 

INTRODUÇÃO

Deus não usa qualquer pessoa para fazer Sua obra. Há aqueles que  pensam que pode  servir a Deus de qualquer maneira.

Jr 48.10  -  “Maldito (Que ele seja amaldiçoado quem faz a obra do Senhor sem entusiasmo) aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente (desmazelada)…”

A palavra obra é, exprime uma ação, que muitas vezes vem acompanhada do verbo “fazer”. “É necessário que façamos a obra daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar Jo.9.4.

Podemos dizer, então, que fazer a obra do Senhor, é trabalhar para Ele, é dar frutos, é fazer a vontade de Deus.

Transição: Definido o que é a obra do Senhor, surge uma pergunta: a obra do Senhor pode ser feita relaxadamente? Como? Não vamos abordar aqui aquela pessoa que não faz a obra do Senhor, mais de pessoas que trabalham para Deus, mas o fazem de qualquer maneira.

           

 O que é fazer a obra do Senhor relaxadamente?

1)     É FAZER POR OBRIGAÇÃO: (Xenofobia: Intolerância por imigrantes – aceita só por obrigação) (Ap 2.2-5 – Carta a igreja de Éfeso) sem o coração na obra, sem amor, de qualquer jeito.

Desculpas mais comuns:

  • Sou obrigado a fazer a obra do Senhor por causa do cargo que ocupo
  • Sou obrigado a fazer a obra do Senhor por causa da cobrança dos outros
  • Sou obrigado a fazer a obra do Senhor por desencargo de consciência

 

2)     É FAZER RECLAMANDO:(Fp 4.14).

Algumas reclamações são muito comuns:

  • Só eu que faço, não tenho a ajuda de ninguém…
  • Porque tem trabalho todos os dias?…
  • Já não tempo de ficar em casa…
  • Estava chovendo muito e fazendo frio… 

Você já pensou se tudo o que Deus fizesse para você fosse reclamando…?

  • Ai vou ter que salvar esse miserável pecador…
  • De novo ele está pecando contra mim…
  • Ele se mete em cada uma…

 

3)     É FAZER PARA APARECER: Mt 6.1 - Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

  • Como o fariseu na parábola de Jesus (Lc 18.9-14). Normalmente começa com a palavra “eu” ou com a frase “agora vai ser diferente”.
  • Ananias e Safira Atos 5.1-11 – Tentação de servir a Deus pela metade...
  • Faz mais propaganda dele do que o que ele fez, lembrado disso durante dias, meses e anos.

 

4)     É PRIORIZAR OUTRAS COISAS E NÃO O REINO DE DEUS: (Mt 6.33).

  • É deixar o resto para Deus. “Quando der eu te ajudarei...”
  • Faz, mas é sempre a última coisa. “Dê-me alguns dias, e aí pode contar comigo...”
  • É sempre tratado com menor importância. “Desculpe-me, mais essa semana tenho negócios...”
  • É sempre quando não dá para escapar. Uai, mais você disse que não ia? “Há, não teve jeito de sair daquele irmão...”

 

 5) É FAZER DE QUALQUER JEITO:

  • É para Deus mesmo, Ele aceita qualquer coisa! Porque tem que ser assim, porque para Deus serve qualquer coisa?
  • Se for alguns amigos da sociedade que visitam minha casa tudo é do melhor. Se a reunião do GMH
  • Se for um jantar especial é a melhor roupa. Se para o culto...

Se for para a minha família é da melhor qualidade. Porque para Deus vai qualquer coisa?

Exemplo 1: Nadabe e Abiú, filhos do sumo sacerdote Arão, que trouxeram fogo estranho para queimarem no incensário e foram consumidos na hora por Deus. Serve qualquer fogo… Lv 10.1ss

             Você tem feito a obra do Senhor?  E como você tem feito a obra do Senhor?

Exemplo 2: A Bíblia relata a vida de um jovem rico que buscava seguir a Jesus, mas não queria deixar suas riquezas terrenas. Jesus foi enfático em dizer que para segui-lo, o jovem precisava primeiro tirar todos os impedimentos, e colocar Deus em primeiro lugar. (Jesus não escolhe qualquer um) Lc. 18.18-27.

Trataremos a seguir de algumas qualidades do homem que  Deus quer para seguir a Jesus. Essas qualidades foram encontradas na vida de Ananias, que é bem pouco falado na Bíblia, mas quem  batizou o maior de todos os missionários depois de Jesus: apóstolo Paulo.

 

As cinco qualidades do homem que Deus usa:

1. TEM CORAÇÃO DE DISCÍPULO. “…um discípulo, chamado Ananias” At 9.10

  • O homem que Deus usa não é simplesmente um membro de igreja, mas um discípulo…
  • O homem que Deus usa é um discípulo comprometido completamente com a obra de Deus.
  • O homem que Deus usa segue as determinações do mestre Jesus.

A palavra discípulo significa “ser como o mestre”. Ou seja, O discípulo tem que ter bom testemunho perante todos. At 22:12 “ …Um homem chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam”.

 

2. DEUS PODE CONTAR COM ELE. “ …Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu; Eis-me aqui, Senhor.” At 9:10

  • O homem que Deus usa é um discípulo obediente. At 5.32 - O Espírito Santo foi dado por Deus, àqueles que lhe obedecem.
  • O homem que Deus usa está sempre pronto para fazer a vontade de seu mestre. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. Salmos 143:10
  • O homem que Deus usa não é um discípulo mandão, ele mesmo vai se oferece para cumprir a vontade de seu mestre.  “… Eis-me aqui, envia-me a mim.” Is 6:8

 

3. TEM O DIRECIONAMENTO DE DEUS. “Então o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso: pois ele está orando…” At 9.11,1

  • O homem que Deus usa é um discípulo que não faz a obra de Deus sem  antes buscar dele a direção e vontade.
  • O homem que Deus usa pode fazer muitas coisas, mas as de que Deus se agrada, serão sempre aquelas cujas orientações vieram d’Ele.
  • O homem que Deus usa não faz como Josué que uma vez não buscou a direção de Deus, e complicou bastante a sua vida e  de sua nação. Josué 9.14

 

4. TEM LIMITAÇÕES HUMANAS. “… Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos santos em Jerusalém…” At 9.13,14

  • O homem que Deus usa tem limitações humanas, mas estas nunca podem ficar acima da vontade de seu Senhor.
  • O homem que Deus usa pode até questionar, mas obedece.
  • O homem que Deus usa pode até reconhecer suas fraquezas e debilidades, mas, sobretudo, sabe que Deus está com ele e que lhe dará força e vitória naquilo que fizer.

 

5. ENTENDE O MUNDO SOBRENATURAL. “… Então Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheios do espírito Santo.” At 9.17

  • O homem que Deus usa tem poder em suas ações.
  • O homem que Deus usa cumpre  a palavra profética de que os sinais acompanhariam aos que cressem em Deus: curas milagres e prodígios. Marcos 16.15-18
  • O homem que Deus usa prega, batiza, cura e liberta pelo poder da palavra de Deus.
  • O homem que Deus usa é um discípulo que Deus pode contar com ele.
  • O homem que Deus usa tem um direcionamento espiritual; tem limitações humanas, mas entende o mundo sobrenatural.

 

CONCLUSÃO

  • Deus tem buscado homens e mulheres como Ananias, segundo o seu coração.
  • Deus quer usar você com qualidades de discípulo para fazer a Sua vontade.