Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Enquete
Quantas vezes você já leu um Livro?
1 ou 2
5 ou 6
Leio muito
Nunca li um Livro
Pretendo Ler
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (395 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



 


 

 

 

 


O Deserto
O Deserto

O DESERTO

 

Um homem estava perdido no deserto, preste a morrer de sede. Eis que ele chegou a uma cabana velha, desmoronando, sem janelas, sem teto. Andou por ali e encontrou uma pequena sombra onde se acomodou, fugindo do calor do sol desértico.
Olhando ao redor, viu uma velha bomba de água, bem enferrujada. Ele se arrastou até a bomba, agarrou a manivela e começou a bombear, a bombear, a bombear sem parar. Mas nada aconteceu.

Desapontado, caiu prostrado, para trás. Foi aí então que homem notou que ao seu lado havia uma velha garrafa. Olhou, limpou, removeu toda a sujeira e o pó que a envolvia, e para sua surpresa no rótulo ele leu um recado que dizia: "Meu Amigo, você precisa primeiro preparar a bomba derramando sobre ela toda água desta garrafa. Depois faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir, para que o próximo viajante também tenha água pra matar a sua sede".

O homem arrancou a rolha da garrafa e, de fato, lá estava a água. A garrafa estava quase cheia! De repente, ele se viu num dilema: se bebesse aquela água, poderia sobreviver, mas se a despejasse na velha bomba enferrujada, e ela não funcionasse morreria de sede.

O que fazer então? Despejar a água na velha bomba e esperar vir a ter água fresca, fria, ou beber a água da velha garrafa e desprezar a mensagem? Um grande dilema, não é mesmo?

Mas com relutância, o homem despejou toda a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear... E a bomba pôs-se a ranger e chiar sem fim. E nada aconteceu! Mas mesmo assim ele continuou. E a bomba foi rangendo, rangendo... chiando, chiando. Então para sua surpresa, surgiu um fiozinho de água, depois, um pequeno fluxo e finalmente, a água jorrou com abundância! Para alívio do homem a bomba velha fez jorrar água fresca e cristalina. Ele encheu a garrafa e bebeu dela ansiosamente. Encheu-a outra vez e tornou a beber seu conteúdo refrescante. Em seguida, voltou a encher a garrafa para o próximo viajante. Encheu-a até o gargalo, arrolhou-a e acrescentou àquele rótulo, uma pequena nota: "Creia amigo, isso realmente funciona. Você precisa despejar a água na velha bomba para poder beber da água fresca".

Eu diria que essa é uma ilustração interessante, não é mesmo?

Mas gostaria de compartilhar com você, algumas lições preciosas que a estória nos trás:

         

1º - TEMOR ÁS CIRCUNSTÂNCIAS:

Quantas vezes temos medo de iniciar um novo projeto de vida, pois este demandará um enorme investimento de tempo, recursos, preparo, conhecimento e outros mais.

Um registro bíblico no livro de Juízes relata a história de Israel sendo oprimido pelos midianitas. Eles roubavam toda a lavoura sem que os israelitas pudessem fazer alguma coisa. Mas a partir do capítulo seis, um anjo do Senhor aparece a Gideão que estava debulhando trigo escondido dos seus inimigos e o Senhor Deus lhe dá uma ordem imperativa: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas. A resposta de Gideão não foi diferente da minha e da sua, quando estamos diante de um novo desafio: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Às vezes é necessário que Deus fale conosco de forma imperativa como falou a Gideão: porventura não te enviei eu? Sabe por que Deus disse isso meu amigo? É porque o medo muitas vezes nos faz desistir. A saída mais fácil, talvez seja a do profeta Jeremias: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Ou, talvez a do profeta Isaias: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.

Meu amigo, não tenha medo de iniciar o seu projeto de vida. O Senhor Deus garante em Sua Palavra, assim como garantiu a Josué na missão de continuar levando o  povo de Israel: Seja forte e muito corajoso, tome cuidado para fazer conforme a tudo que te ordenei na milha Lei; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que você tenha sucesso por onde quer que andares. E como diz o rei Davi no Salmo de número um: Tudo quanto essa pessoa fizer dará certo. Creia nisso!

 

2º - CONTENTANDO-SE COM POUCAS COISAS (APARENTE):

Quantos ficam parados satisfazendo-se com pequenos resultados, quando poderiam conquistar significativas vitórias. Gostaria de convidá-lo a nos espelharmos nas águias, que não se contentam em voar baixo como as demais de sua espécie, mas alça vôos majestosos e lá de cima, torna-se um símbolo de majestade para todos os pássaros. Nunca diga que tudo já está conquistado, o dia de amanhã está lhe reservando conquistas surpreendentes, basta apenas seguir o conselho do profeta Isaias que disse: Os que esperam no SENHOR sempre renovam as suas forças, voam nas alturas como águias; poderão correr muito, porque não perderão as suas forças; caminharão, e nunca se cansarão.

 

3º - SÍNDROME DA INDISPOSIÇÃO:

Quantos ficam amarrados ao seu "velho homem", ou seja: seus vícios, suas preguiças, seus pecados, suas tradições, sua religião, seu passado, e por falta de disposição para seguir Jesus, se perdem nos caminhos desta vida. Talvez você pode estar se perguntando: Mas porque isso acontece? Eu te digo que talvez seja por negligência ou até porque não ter conhecimento de Quem Ele é. Mas o que Jesus pode fazer por alguém que se encontra nessa situação? O Evangelho de São Mateus capítulo onze diz: Venham a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei das cargas pesadas que tens de carregar. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

APLICAÇÃO

E você...? O que te falta para despejar esta garrafa de água velha que você guarda e que a qualquer hora poderá bebê-la?  Aconselho-te a despejá-la agora mesmo na “velha bomba” e dela conseguir água fresca em abundância. O próprio Jesus Cristo no encontro com a mulher Samaritana, se oferece como a fonte de água viva e diz mais: Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água viva que salte para a vida eterna. E Jesus continua dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu interior.

Queres uma nova vida? Então pare tudo agora, e repita comigo essa oração: “Meu Deus, eu te peço, me ajude a não ter medo de conquistar novos horizontes; e também a não me contentar com migalhas e livra-me dos sintomas da falta de disposição. Ajude-me agora mesmo a ter coragem suficiente para despejar a garrafa dos meus velhos costumes e confiar inteiramente em ti, em nome de Jesus Cristo, Amém!”.

         Que Deus te abençoe!!!