Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquete
Quantas vezes você já leu um Livro?
1 ou 2
5 ou 6
Leio muito
Nunca li um Livro
Pretendo Ler
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (397 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 


 

 

 

 


Nascer De Novo
Nascer De Novo

NASCER DE NOVO - Texto Bíblico: João 3.1-7

Hoje em dia, "nascer de novo" é manchete.

- A revista Time publicou um artigo especial sobre o assunto, intitulado "A fé dos nascidos de novo".

- Um antigo líder do grupo "Pantera Negra", um agitador radical da década de 60, retorna do exílio e declara: "Minha vida deu uma guinada de 180 graus. Eu nasci de novo."

- Um homem que esteve envolvido em um dos mais divulgados escândalos políticos de nosso tempo escreve um livro no qual expõe a transformação por que passou sua vida como conseqüência de haver ele nascido de novo. 

- Uma pesquisa popular do Instituto Gallup apresenta a espantosa revelação de que nos Estados Unidos "mais de um terço da população em idade de votar passou pela experiência religiosa do novo nascimento". 

- Será isso possível?

- Uma vida pode ser transformada? 

- De que se trata, afinal?

- O que significa isso? 

- Será que é genuíno?

- Será duradouro? 

- Como uma pessoa nasce de novo? 

A expressão "nascer de novo" não é simplesmente um termo novo, usado na mídia para descrever as mais recentes tendências religiosas. O termo "nascer de novo" tem quase dois mil anos.

Numa noite escura, na velha cidade de Jerusalém, Jesus volta-se para um dos mais conhecidos grupos de intelectuais (FARISEUS) de seu tempo, e lhe diz: "Deixe-me dizer-lhe urna coisa, a menos que uma pessoa nasça de novo, ela não pode ver o reino de Deus." (João 3:3).

Com estas palavras, Jesus nos informa acerca da possibilidade e da necessidade de um novo nascimento – de uma transformação espiritual. De lá para cá, incontáveis milhões de homens, no decorrer dos séculos, têm dado testemunho da realidade do poder de Deus em sua vida, através da experiência de um novo nascimento. 

Um jovem oficial do corpo de fuzileiros, veterano da guerra do Vietnã, descreveu publicamente uma batalha noturna, na qual ele e sua tropa haviam estado sob ataque inimigo. Poucos deles escaparam com vida, em helicópteros de socorro.

Ele fora submetido a dezesseis cirurgias, que lhe haviam restaurado a capacidade física, mas experimentara, também, um renascimento espiritual, depois que regressara à pátria. Ele disse: "Nós juramos lealdade à bandeira de nosso país, mas a menos que tenhamos um novo nascimento pela fé em Cristo, toda a religião que professarmos não vale nada." Esse tenente nascera de novo. 

Uma notável cristã holandesa chamada Corrie ten Boom (Refugio Secreto). O relato de sua coragem em meio à perseguição nazista tem inspirado a milhões de pessoas. Ela fala de uma experiência acorrida quando ela contava cinco anos de idade, e disse à mãe: "Quero Jesus em meu coração." E ela relata como sua mãe segurou sua mãozinha, e orou com ela. "Foi muito simples, mas Jesus Cristo diz que todos nós devemos ir a ele como criancinhas, não importa a idade que tenhamos, ou qual seja nossa formação social ou intelectual." Corrie ten Boom, com a idade de cinco anos, Nasceu De Novo

Um homem de Milwaukee escreveu uma carta a um pastor: "Hoje eu e minha esposa estivemos a ponto de acabar com nosso casamento. Sentíamos que não podíamos mais continuar juntos, nas condições em que estávamos vivendo. Ambos reconhecemos que críamos não mais amar um ao outro. Eu não apreciava mais a companhia dela, nem minha vida no lar. Nós nos dirigíamos palavras amargas. Não conseguíamos mais fazer concessões, nem chegávamos a um ponto conciliatório para ver como poderíamos melhorar nossa convivência, mesmo que quiséssemos tentar. 

"Creio que foi pela orientação de Deus que liguei a televisão, e escutei sua mensagem acerca do renascimento espiritual. Minha esposa assistia ao programa comigo, e durante o mesmo, começamos a examinar nosso coração e sentimos uma nova vida em nosso interior. Orei a Deus para que penetrasse em meu coração e realmente me tornasse um homem novo, e me ajudasse a iniciar uma nova vida. Nossas dificuldades agora parecem bastante insignificantes.

Tanto aquele homem como sua esposa Nasceram De Novo

O que significa nascer de novo? Não se trata de uma obra de auto-aperfeiçoamento que, de alguma forma, aplicamos a nós mesmos.

- Hoje em dia ouvimos falar multo em reciclagem, reconstrução, remodelação.

- Reformamos casas, acrescentando-lhes novos cômodos.

- Demolimos construções velhas para construirmos novas, e chamamos a isso renovação urbana.

- Milhões e milhões de reais são gastos anualmente em centros de estética, institutos de beleza, por pessoas que desejam remodelar o rosto ou renovar o corpo. 

- Da mesma forma, os homens experimentam, freneticamente, todos os tipos de ofertas que aparecem, prometendo uma renovação interior.

- Alguns procuram isso num consultório psiquiátrico.

- Outros buscam essa renovação através de uma incursão pelas religiões orientais, ou em processos de meditação transcendental.

- Outros, ainda, procuram a paz interior e a renovação nas drogas e no álcool.

“Mas qualquer que seja o caminho experimentado, eventualmente, todos chegam a um beco sem saída". Por quê? Simplesmente porque o homem não pode renovar a si mesmo. Foi Deus quem nos criou e somente Deus pode recriar-nos.

Somente Deus pode dar-nos Novo Nascimento que desejamos e de que precisamos tão desesperadamente. 

Creio que esta questão é uma das mais importantes de todo o mundo.

- Governantes podem ser eleitos, mas podem ser derrubados.

- Máquinas militares podem avançar, mas podem recuar também.

- Os homens exploram o espaço e as profundezas do oceano.

Mais a maior verdade de todo o universo é essa de que podemos nascer de novo. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) 

Este novo nascimento ocorre de várias maneiras.

- Às vezes, ele parece que se desenrola durante certo período de tempo;

- Às vezes, acorre num momento.

O caminho que as pessoas seguem para chegar a este ponto pode ser direto, ou dar muitas voltas. Mas qualquer que seja este caminho sempre encontramos Cristo no fim dele para nos receber. E esse encontro com Cristo, este novo nascimento, é o início de outro caminho em nossa vida, um caminho inteiramente novo, sob o controle dele:

- Vidas podem ser transformadas de forma notável;

- Relacionamentos conjugais podem ser melhorados;

- Sociedades podem ser influenciadas para o bem – pela simples, mas irresistível influência de indivíduos que aprenderam o que é nascer de novo.

 

CONCLUSÃO

É bem possível que, no fundo do seu coração, exista uma carência desconhecida que você não sabe descrever.

- Talvez tenha passado toda a sua vida buscando preencher um vazio que existe em seu coração, a fim de encontrar um propósito para a vida.

- Talvez externamente você esteja levando uma vida de muito sucesso, mas isso não lhe tenha trazido nem paz, nem a verdadeira felicidade.

- Talvez sua vida seja uma interminável cadeia de mágoas e sonhos desfeitos.

- Ou talvez você seja apenas curioso. 

Qualquer que seja sua formação anterior, peça a Deus para dar-lhe esperanças – para mostrar-lhe que você também pode nascer de novo. 

Nascer de Novo não foi escrito por teólogos ou filósofos que divergem entre si sobre o assunto. 

Apesar de toda a divergência dos teólogos a respeito de certos detalhes doutrinários, a verdade central acerca do novo nascimento é clara:

- Sem Deus, o homem está espiritualmente morto.

- Precisa nascer de novo.

E isto só pode acontecer pela graça de Deus, através da fé em Cristo.