Sites Grátis no Comunidades.net As melhores Plataformas Grátis: Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal
Translate this Page
Enquete
Quantas vezes você já leu um Livro?
1 ou 2
5 ou 6
Leio muito
Nunca li um Livro
Pretendo Ler
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (434 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



 


 

 

 

 


Jefté - Um Herói Da Fé - Um Exemplo a Ser Imitado
Jefté - Um Herói Da Fé - Um Exemplo a Ser Imitado

JEFTÉ - UM HERÓI DA FÉ - UM EXEMPLO A SER IMITADO

 

1ª – Parte:

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome significa “Deus abre”. Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gade Js 12:1; Js 12:6 e Js 13:1 – Na divisão das terras depois da conquista de Canaã por Josué, a tribo de Gade (7º filho de Jacó) ficou com a terra além do Jordão – a terra de Gileade.

O nome de seu pai era também Gileade.

 

2ª – Parte:

Depois de ser expulso de casa por seus meio-irmãos por ser filho de uma prostituta, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade e foi viver com homens levianos. Os amonitas entraram em guerra contra os israelitas e não tinha nenhum homem com as qualificações de Jefté, homem valoroso e guerreiro e os anciões foram buscá-lo na terra de Tobe.

Estrategicamente Jefté tentou negociações com reinos vizinhos, pois não queria derramamento de sangue, porém todas as negociações foram sem sucesso. Partiu para o 2º plano que foi o ataque sob a direção de Deus.

BEM QUERIDOS, Jefté teve a infelicidade de nascer de um relacionamento pecaminoso. Um ato de adultério. Por esse motivo os seus irmãos não o aceitavam em casa. Não queriam dividir a herança de seu pai. A vida em família tornou-se tão insuportável que Jefté teve que sair de casa.

Mas o bondoso Deus olhou para esse jovem e viu:

- Um grande potencial;

- Um vaso que poderia ser de grande utilidade.

Deixa eu te dizer uma coisa:

- Deus viu em Davi o que ninguém poderia ver – um poderoso rei.

- Deus enxergou em Samuel o que nem mesmo o sacerdote Ely pode enxergar – um grande potencial, capaz de exercer funções distintas perante o povo: rei, sacerdote, juiz e profeta;

- Deus viu em Moisés o que ninguém viu – o líder dos líderes;

- Deus viu em Sansão o que ninguém viu – o libertador de Israel;

- Deus viu em Neemias o que ninguém viu – o único capaz de reconstruir Jerusalém;

- Deus viu em Jefté o que ninguém viu - alguém de muito valor no seu serviço;

- Deus viu em você o que ninguém conseguiu ver...

- E assim foi na vida de muitas pessoas usadas por Deus.

Deixa eu te dizer uma coisa:

Deus olha para você e não se importa com o seu passado, ele não se importa com o que as pessoas estão pensando a seu respeito.

O passado não impede o trabalho de Deus na vida de uma pessoa. Deus está olhando para você como olhou para Jefté, Gideão, Elias e muitos outros servos de Deus. Ele vê o seu interior, o seu coração e os seus anseios. Ele vê você como um vaso de benção para abençoar vidas.

 

3ª - Parte:

O local dos acontecimentos na vida de Jefté foi Gileade. Era uma região pedregosa, mas rica em pastagens e florestas. Ali acampou Jacó. Gileade foi à terra de Jefté, de Elias, Jair filho de Manassés. Foi também refúgio dos Israelitas, dos filhos de Saul e mais tarde de Davi quando fugia de Absalão.

É de lá que vem a expressão o “bálsamo de Gileade” que tanto ouvimos falar e até pregamos em nosso meio. Essa expressão tem a sua origem em uma árvore que produzia uma “seiva branca e viscosa” e de grande valor para cura de inflamações. Daí surgiu à expressão o “bálsamo de Gileade”. O “bálsamo de Gileade” hoje é o poder curador do Espírito Santo, que cura as nossas feridas mais profundas.

O que mudou então a situação de Jefté que o colocou por cabeça de todo Israel?

 

1ª – OPORTUNIDADE - Jefté viu a oportunidade lhe aparecer e a pegou.

 

2ª - ELE VOTOU – Jefté clamou pelo Senhor. Ao orarmos nós temos a certeza de que Deus ouve as nossas orações. A oração é o meio que temos para conversar com Deus.

 

3ª - ELE FOI CHEIO DO ESPÍRITO SANTO - A Bíblia enfatiza que o Espírito Santo se apossou de Jefté. Após ser cheio do Espírito Santo, Jefté fez proezas que jamais faria em si próprio.

Esta é uma das nossas maiores necessidades. Até mesmo o seu rancor e ressentimento desapareceram após ser cheio do espírito de Deus

 

4ª - ELE TEVE FÉ – Jefté creu na providência divina.

 

CONCLUSÃO

Querido irmão deixe Deus mudar a sua vida. O seu passado não é obstáculo para que Deus mude o seu viver, a sua posição social e espiritual.